25/01/2014

Teste de Passada

Quando comecei a levar isto da corrida um pouco mais a sério, investi no equipamento. Uma das peças mais importantes (se não mesmo a mais importante) são os ténis/sapatilhas.

Como os preços de uns bons ténis são relativamente elevados, é importante fazermos a melhor escolha possível. Pedir ajuda e opiniões nas lojas da especialidade é fundamental.

Devido à minha falta de conhecimento e inexperiência, ainda não sabia se era pronador, supinador ou se tinha passada neutra.


Por saber que faziam um teste de passada, eu dirigi-me ao El Corte Inglés de Lisboa para comprar os meus ténis e para descobrir o meu tipo de passada.

Para tal, foi necessário correr descalço uns segundos numa passadeira equipada para o efeito. As imagens da minha corrida foram analisadas e o resultado final foi que eu era pronador.



Ao saber esse facto, pude comprar os ténis adequados à minha passada. No mercado existem as mais variadas opções de ténis e para todos os tipos de passada. Assim, comprei uns ténis para pronador que como característica têm um reforço da parte interior do pé que não permite que ele "rode", contrariando o movimento "incorrecto" do pé. O conforto ao correr é outro para além de que ajuda a prevenir lesões.

Existem mais tipos de teste de passada mas eu confesso que acho este o mais preciso. Ao vermos o vídeo da nossa corrida, conseguimos observar a rotação do nosso pé e neste caso particular, até descobrindo o seu ângulo de rotação. 

Se ainda não sabem o tipo da vossa passada, façam o teste e descubram. Só assim conseguirão ter os ténis/sapatilhas mais adequadas a vocês.

Boas corridas,
PJC

Sem comentários: