05/01/2015

A necessidade de conhecer o nosso corpo quando corremos

Quando analisamos a corrida encontramos três tipos de passada, a pronadora, a neutra e a supinadora, e dentro dessa análise ainda encontramos passadas mais larga, mais "saltadas", mais curtas e mais parecidas com a marcha, já para não falar, da biomecânica do movimento que deixaremos para outra ocasião.


Hoje em dia fala-se em tênis para todo o tipo de passada, mas será que evitam lesões, ou será que temos de ser nos a corrigir a nossa própria passada?


É claro que os avanços na tecnologia dos tênis beneficiam, e muito, o mundo das corridas, mas o que me preocupa é que grande parte das pessoas deposita praticamente toda sua confiança de prevenção de lesões num par de tênis, o que é um equivoco. Por exemplo, os tênis podem ter o melhor sistema de amortecimento do mercado, mas eles não são capazes de diminuir o impacto que o nosso corpo sofre tão bem quanto os nossos próprios músculos. Pouco adianta uns tênis se o o nosso próprio corpo não estiver a fazer o movimento correcto durante a corrida ou se o nosso volume e intensidade de treino estiver a exceder o limite do nosso corpo.

Temos de ser nos, corredores, a corrigir a passada e a biomecânica do movimentos para evitar  lesões. Deve existir um equilíbrio muscular e uma postura correcta para se realizar um boa passada e uma diminuição da probabilidade de lesões.

Quantos de nós, durante a corrida, já não teve dores nos pés, joelho, costas e até ombro?
Tudo tem a ver com equilíbrio muscular, articular e coordenativo do nosso corpo.

Antes de começarmos a pratica da corrida deveríamos analisar a nossa postura na marcha e começar por aí.

Investigadores colocaram 45 corredores populares saudáveis a correr sobre a passadeira a um ritmo constante, desenvolvendo três tipos de passada: a sua passada preferida, mais longa e mais curta. Ao aumentar entre 5 e 10% os passos, observou-se que se reduzia a mecânica absorvida pelo joelho. E ao aumentar em mais 10% os passos na corrida, reduziu-se a energia absorvida pela anca. Os investigadores sugerem que dar passadas ligeiramente mais curtas poderia reduzir o risco de lesões nos joelhos e ancas e ajudar a recuperação de lesões já existentes.

Fonte: Medicine & Science in Sports & Exercise (Fev. 2011)

Inês Silva
Personal Trainer e Osteopata

04/01/2015


Começamos 2015 com uma novidade.


A nossa amiga Inês Silva, que é Personal Trainer e Osteopata, aceitou o desafio que lhe lançamos e assim, vamos estrear amanha uma nova secção neste blogue! A intenção é fornecer a todos vocês uma informação mais cientifica e correcta sobre assuntos que estejam relacionados, directa ou indirectamente, com a corrida.


Se quiserem fazer alguma pergunta mais especifica, esclarecer alguma dúvida, dar sugestões para temas a abordar, etc, só precisam de nos enviar um email (run4usrun@gmail.com).


Espero que gostem desta nova adição e Inês, bem-vinda a bordo!


Boas corridas,
PJC



30/09/2014

Corrida da República 2014

É já no próximo dia 5 de outubro que se irá realizar a 1ª Corrida da República.


A prova principal será de 10 km, exisitindo ainda uma caminhada de 5 km. Os percursos serão os seguintes:

10 km
caminhada - 5 km
As inscrições podem ser feitas aqui.

Bons treinos,
PJC

17/09/2014

Playlist - Memphis May Fire

Desta vez deixo-vos com os Memphis May Fire e a sua "North Atlantic Vs North Carolina".


Acredito que os mais "cépticos" achem estas músicas todas iguais e completamente intragáveis...mas não são. Ouçam sem preconceitos e, quem sabe, até não começam a apreciar..hein?
Infelizmente a chuva não tem dado tréguas, mas pode ser que esta música vos inspire a sair de casa apesar do mau tempo.


Abraço,
PJC

16/09/2014

São Silvestre de Lisboa 2014

Já estão abertas as inscrições para mais uma edição da São Silvestre de Lisboa que irá decorrer no próximo dia 27 de dezembro.


A prova principal terá 10 km de extensão, sendo este o percurso:


Para além da prova principal, que tem partida marcada para as 17h30, realiza-se às 16h a São Silvestre da Pequenada.

As inscrições para ambas as provas podem ser feitas aqui

Bons treinos,
PJC