27/01/2014

Mamilos Assados/Feridos

Um problema que afecta bastante os corredores do sexo masculino são as feridas nos mamilos. Essas feridas ou assaduras são provocadas pela fricção da camisola. No meu caso, é relativamente indiferente a camisola estar seca ou molhada...e também é indiferente o número de quilómetros realizados.

Existem materiais mais abrasivos do que outros, mas entre uma simples t'shirt de algodão e uma camisola técnica (ou seja, de um material mais leve, mais transpirável, etc) eu não noto grande diferença.

Mas fazendo eu parte deste universo que sofre com as assaduras/feridas nos mamilos, fui experimentando várias soluções que me foram dizendo e que eu próprio fui descobrindo na internet.

Comecei por usar um creme à base de vaselina. Obviamente que colocava o creme antes do treino mas mesmo assim, nada feito. Os resultados obtidos eram poucos ou nenhuns para além de uma aureola de "gordura" que ficava impregnado na camisola e só ao fim de várias lavagens é que desaparecia. Ao fim de várias tentativas sem os resultados pretendidos, decidi procurar outro método.

Usei adesivo médico. Um adesivo normalíssimo sem qualquer tipo de protecção. Os meus pelos corporais não achavam muita piada e os mamilos continuavam a ficar assados.

Tentei evoluir no adesivo e comecei a usar um adesivo com protecção (tipo penso rápido) mas os resultados foram iguais aos métodos anteriores. Este adesivo tinha ainda a particularidade de cair durante o treino devido ao suor.

Pensei que tinha descoberto a pólvora quando me disseram para usar um batom de cieiro. Tinha todas as vantagens da vaselina (oferecia protecção e hidratação) e ainda tinha o bónus de não manchar as camisolas. De facto, as camisolas não ficaram manchadas mas os mamilos continuavam assados.

Quando já estava a entrar em desespero e já não sabia que mais poderia fazer para proteger os mamilos, decidi experimentar o método dos pensos rápidos. As primeiras experiências não correram lá muito bem porque tal como os adesivos com protecção, os pensos rápidos também se descolavam durante o treino.
Mas um dia, fez-se luz e decidi comprar aqueles pensos rápidos à prova de agua (que são transparentes) e nunca mais tive mamilos assados! Sinceramente, são a opção mais perfeita que conheço. Não mancham as camisolas, os mamilos não ficam assados e são baratos. 

Espero ter ajudado muitos mamilos por aí...

Abraço,
PJC


Sem comentários: