21/02/2014

Rescaldo - Corrida dos Namorados

No passado sábado, dia 15, realizou-se a primeira edição da Corrida dos Namorados realizada na Quinta das Conchas, Lumiar.

Esta corrida teve uma peculiaridade interessante ainda antes de começar: Os dorsais apenas podiam ser levantados no dia da corrida, 2 horas antes do início da mesma. Ora, foi a primeira vez que isso me aconteceu e confesso que não gostei nem percebi a razão de tal acontecimento. Será que a entrega dos dorsais não poderia ter sido feita uns dias antes (como é normal) nas instalações, por exemplo, Pro Runner? Fica feita a sugestão.

Com os dorsais, eram entregues as t-shirt's técnicas. Engraçado o facto de terem cores distintas..amarelo para os homens, rosa para as senhoras:


Estranho ainda o facto de a tenda para as massagens servir ao mesmo tempo para bengaleiro. Enfim...uma corrida cheia de particularidades.

Antes da partida foi possível verificar que a lista de inscritos ficou muito aquém do limite de 500 casais (apenas concluíram a prova cerca de 200 casais). Não sei se o mau tempo durante a semana levou a algumas desistências ou se a corrida foi pouco publicitada.
A corrida foi iniciada às 16h com a partida dos homens e consistia em duas voltas ao parque, estando o percurso assinalado com setas no chão e também por voluntários. Concluídas as voltas, era necessário passar o testemunho (um elástico com a marca Xistarca) à parceira. De forma a aligeirar e facilitar esta transição, o speaker de serviço ia informando da melhor forma possível, quais os dorsais que estavam quase a chegar para que o par respectivo se preparasse.
Os homens que não tinham par, eram desviados para a linha de chegada, terminando aí a sua participação.
Por volta das 16h20, foi dada a partida para as senhoras que não tinham par.
Apesar de a organização referir um "abastecimento sensivelmente a meio do percurso da corrida", ele simplesmente não existiu.

O percurso, ao contrário daquilo que a organização referia no site da prova, não consistiu em duas voltas com características e distancias diferentes:


A corrida foi então de duas voltas, cada uma com 3 km de comprimento. O piso foi variado passando por trilho, calçada portuguesa, etc. O  percurso era engraçado mas infelizmente, com toda a chuva que caiu nos dias anteriores à prova, havia zonas com grandes poças de água e bastante lama. Confesso que a subida que existia na parte final do percurso tinha a sua dificuldade. Durante a corrida utilizei um smartphone com a aplicação RunKeeper e assim podem ter uma ideia do percurso real, bem como da sua altimetria:



Os resultados da corrida podem ser encontrados aqui.

No fim da corrida, uma desilusão. Depois da linha da meta, tínhamos à nossa espera um saco de plástico do Continente com uma garrafa de água, uma barra de cereais, um porta-chaves, um voucher Pro Runner e  uns flyers. Medalha? Nada! Será que vai existir, pelo menos, um diploma de participação?

O prémio surpresa que a organização tinha para todas as mulheres que terminassem a corrida foi, nada mais, nada menos, do que uma espécie de um cravo vermelho perfumado feito em plástico. Na minha opinião e, já que não deram medalhas de participação, ao menos que a flor entregue às senhoras fosse verdadeira.

Antes de terminar, um pormenor que não deixar de referir. Desta vez, em vez de um chip, foi utilizado um tag:



Será esta a nova geração de chip's usados para as corridas? 
Resumindo, o conceito é engraçado e pode ser um sucesso. Para isso, só é necessário mais trabalho e dedicação. Esperemos que em 2015 exista uma nova edição e que seja bem melhor que esta.


Abraço,
PJC

Sem comentários: