Depois de ter ouvido mais uma espécie de "nunca mais pode correr" por parte da minha médica de família, eis que o Dr. João (Fisiatra/Fisioterapeuta) me explicou que o realmente se passa com os meus joelhos:
As minhas rotulas são/estão demasiado elevadas.
Ou seja, não encaixam no fémur onde deveriam e daí as dores, inflamação e desaparecimento da cartilagem. A Glucosamina e a Condroitina que já estou a tomar há cerca de mês e meio ajudam a manter a cartilagem que ainda tenho. Para já, o cenário de operação está fora da mesa devido à minha idade e porque isso seria mesmo a ultima e derradeira hipótese de cura.
Obviamente que continuo proibido de correr devido às dores que me provoca mas o cenário não foi de "nunca mais pode correr". Vamos avançar com umas dezenas de sessões de fisioterapia (à base de laser e ultrassom) e logo se vê. Entretanto recomendou-me que tentasse andar de bicicleta (com o selim o mais alto possível) para não estar parado sem fazer desporto (visto que as caminhadas mesmo em ritmo lento provocam dor). Apesar de existir a movimentação do joelho, não tem o impacto com o chão. Eu que experimentasse..se houver dor, é para parar caso contrário, é uma alternativa.
Independentemente disto tudo, vem a caminho uma ecografia e uma TAC a ambos os joelhos para se ter uma melhor ideia de como é que isto está.
Antes de terminar, um agradecimento a todos aqueles que têm partilhado os seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto.
Abraço,
PJC